Pedidos de falência voltam a subir em maio na comparação mensal, diz Boa Vista SCPC

Os pedidos de falência voltaram a subir em maio após cair no mês anterior, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (2) pela Boa Vista SCPC. Na passagem do mês, os pedidos de falência tiveram alta de 76,9%, depois de caírem 32% no mês anterior. No acumulado do ano até maio, no entando, as falências requeridas têm queda de 8,4%.
Outra comparação possível é maio de 2017 contra o mesmo mês do ano anterior. Nessa base de comparação, os pedidos de falência aumentaram 14,5%. Em 12 meses, há queda de 0,8%.

Já o índice que mede o número de falências decretadas aumentou 31,3% entre abril e maio. Na comparação com maio de 2016, há queda de 22,2% e no acumulado do ano, de 7%. Em 12 meses, há alta de 5,2%.
Recuperações judicial
Os pedidos de recuperação judicial mais que dobraram na passagem de abril para maio, ainda segundo a pesquisa. Na passagem do mês, a alta foi de 102,2%, após recuar em abril. Na comparação com maio de 2016, no entanto, o aumento foi bem menor: 4%.
Por outro lado, no acumulado do ano os pedidos de recuperação tiveram queda de 21,7%, enquanto a baixa em 12 meses até maio é de 0,2%.

Em nota, a Boa Vista SCPC destacou a desaleceração dos indicadores quando considerados os valores acumulados em 12 meses. “Uma vez superado o período de restrição ao crédito, redução do consumo, entre outros fatores, espera-se para os próximos meses uma recuperação mais intensa dos caixas das empresas, com uma atividade econômica mais acelerada, juros menores e inflação módica.”
Fonte: G1